O Ministério de Relações Exteriores da Rússia anunciou na quarta-feira (27) que expulsará 8 diplomatas japoneses, provavelmente em retaliação contra uma decisão de Tóquio para mandar embora diplomatas russos.
O ministério russo exigiu que os 8 diplomatas deixassem o país até 10 de maio, dizendo que a administração do primeiro-ministro Fumio Kishida está espalhando difamação sobre a operação militar da Rússia na Ucrânia e tomando medidas políticas abertamente hostis que afetam a relação de cooperação dos dois países construída ao longo dos anos.
No início deste mês, o Japão decidiu expulsar 8 russos, incluindo diplomatas na embaixada, em meio à condenação internacional sobre o grande número de civis mortos na Ucrânia.
O governo japonês se recusou a identificar os diplomatas russo expulsos, mas eles não incluíram o embaixador da Rússia no Japão Mikhail Galuzin.
Fumio Kishida disse que quando a decisão foi feita essa contramedida por Moscou seria esperada, mas seu governo tomará todas as medidas possíveis para proteger as atividades de cidadãos e negócios japoneses na Rússia.
Fonte: News and Culture