Uma subsidiária da Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. (TSMC) disse na terça-feira (19) que iniciará a construção de uma fábrica de chips na província de Kumamoto, sudoeste do Japão, na quinta-feira (21) em um projeto que também envolve o governo japonês.
A maior fabricante de chips por contrato do mundo visa enviar produtos da fábrica a partir de dezembro de 2024, disse a Japan Advanced Semiconductor Manufacturing Inc. (JASM), um desenvolvimento que ajudaria a atenuar a escassez global de semicondutores.
A TSMC, o Grupo Sony e a Denso, uma grande fabricante de autopeças, investirão, junto com o governo japonês, um total de US$8,6 bilhões na fábrica.
O governo, com uma participação de cerca de 50%, lidera o projeto para aumentar redes de fornecimento destinadas a componentes fundamentais como semicondutores a fim de melhorar a segurança econômica do país.
A fábrica de Kumamoto será construída em uma área industrial na cidade de Kikuyo, com um plano de contratar um total de 1,7 mil pessoas.
Fonte: News and Culture