O Departamento de Segurança Pública do Texas, nos EUA, confirmou ao site Texas Tribune que 18 crianças e 3 adultos morreram após ataque a tiros na Escola Primária Robb no Condado de Uvalde na terça-feira (24). Outras pessoas ficaram feridas.
O governador Greg Abbott disse que o atirador foi morto por policiais. Segundo Pete Arredondo, chefe da polícia do Distrito Escolar Independente Consolidado de Uvalde, o atirador agiu sozinho.
Dois hospitais na área estão tratando dos feridos no tiroteio. O Hospital Memorial Uvalde disse que recebeu 13 crianças e um adulto transportados de ambulância e ônibus. Dois paciente chegaram ao hospital já sem vida.
O hospital University Health havia dito que estava tratando dois pacientes ligados ao tiroteio. Uma mulher de 66 anos e uma menina de 10. O estado de saúde de ambas é grave.
Abbott identificou o atirador como Salvador Ramos, um residente de Uvalde de 18 anos. O jovem abandonou seu veículo e entrou na escola portando uma pistola e possivelmente uma espingarda, disse o governador. O ataque a tiros começou por volta das 11h32, disse Arredondo.
Ramos teria atirado contra sua avó antes de seguir para a escola. Nenhum outro detalhe sobre isso estava imediatamente disponível.
O presidente Joe Biden foi informado sobre o tiroteio e falou com Abbott para oferecer assistência, disseram funcionários da Casa Branca.
A instituição de ensino tinha 535 alunos no ano escolar de 2020-2021, a maioria hispânicos e considerados economicamente desfavorecidos. Uvalde em si é uma cidade predominantemente hispânica.
Fonte: Texas Tribune