Muitas doses da vacina da Moderna estão para vencer (banco de imagens)
Vários governos municipais na província de Kanagawa provavelmente terão que descartar grandes estoques de vacina contra covid-19 da Moderna, visto que as datas de expiração das doses estão próximas.
Publicidade
Acredita-se que a baixa aceitação de doses de reforço esteja por trás dos excedente de vacinas, principalmente entre os jovens, assim como um grande número de residentes optando pelo imunizante da Pfizer.
De acordo com o Governo Municipal de Yokohama, desde 16 de maio, ele tinha 54 mil doses da Moderna para seus centros de vacinação em massa e outros locais com datas de validade não passando de 10 de junho.
“A essa taxa será difícil usá-las e algumas delas terão que ser descartadas”, explicou um funcionário da cidade.
A cidade de Kawasaki também poderá descartar 27 mil doses com data de validade de 10 de junho, enquanto a cidade de Odawara espera se desfazer de um total de 13.305 doses que devem expirar nesta segunda-feira (23).
Uma razão que os observadores apontam para a baixa aceitação de reforço de vacina é a atitude cada vez mais relaxada do público com a pandemia.
Além disso, as pessoas jovens principalmente têm menos probabilidade de desenvolver sintomas graves da covid-19 com a variante ômicron comparada com a delta, e isso parece estar levando as pessoas a baixarem a guarda.
Efeitos colaterais incluindo dores musculares e inflamação do tecido foram os mais comuns reportados após inoculações com doses da vacina da Moderna comparadas com as da Pfizer.
Observadores acreditam que as pessoas estejam evitando as doses da Moderna por preocupações com os efeitos colaterais.
Fonte: Mainichi