Crise do frango no Japão se deve em parte ao Brasil

Grande parte do frango vendido nos supermercados do Japão vem do Brasil e os preços subiram rapidamente.

Frango frito (Pixabay)

Para comprar a indispensável carne de frango como alimento rico em proteínas é preciso desembolsar mais do que há 5 meses. O Japão está passando pela onda de crise dessa ave. 

Publicidade

Segundo o dono do supermercado Akidai, em Tóquio, Hiromichi Akiba, “5 meses atrás era comum o frango custar ¥88/100 gramas”. 

No entanto, agora as coxas da ave estão sendo vendidas a 108 ienes por 100 gramas.

Segundo Akiba, o motivo é a alta do preço do frango do Brasil. O aumento foi de 200% em comparação ao período antes da pandemia do novo coronavírus.

O Brasil é responsável pela exportação de grande quantidade de frango para o Japão, onde 70% vem do outro lado do mundo. O motivo dessa ave ser mais barata que outros países é que o Brasil usa a ração produzida internamente, diferente de outros que dependem de importação. Por isso, os preços eram atraentes para o Japão.

4 motivos do aumento do preço do frango do Brasil

Os motivos dessa carne ter ficado mais valorizada foram o aumento da importação pela China, desde 2018, após a onda de febre suína; falta de mão de obra nos frigoríficos de frango no Brasil, elevação do custo de logística por causa da invasão russa na Ucrânia e a desvalorização do iene.

Espetos do yakitori (ANN)

Por causa do preço quase chegando ao do frango nacional, os consumidores tinham uma tendência a consumir o produzido no Japão. Porém, o país nipônico enfrenta a alta dos custos das rações, como milho e soja, todos importados, o que fez elevar o preço do frango. Assim, agora tanto faz comprar o brasileiro ou o japonês.

Essas ondulações nos preços não afetam somente o consumidor para colocar as refeições à mesa, mas também os quiosques de yakitori e restaurantes.

Além disso, o carvão também terá aumento de preço. O dono de um yakitori disse para a ANN que ainda não pensa em mudar os preços do seu cardápio, mesmo com a queda no lucro da sua atividade.

Fontes: ANN e KHB

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Homem vestido de mulher atira bolo no quadro de Mona Lisa no Louvre

Publicado em 31 de maio de 2022, em Notícias do Mundo

A obra de arte, que não foi danificada, ficou com creme branco espalhado por todo seu vidro de proteção.

A obra de arte ficou com creme branco espalhado por todo seu vidro de proteção (Twitter/lukeXC2002)

Um homem disfarçado de idosa em uma cadeira de rodas atirou bolo na Mona Lisa, a famosa pintura de Leonardo da Vinci no Museu do Louvre em Paris.

Publicidade

A obra de arte, que não foi danificada, ficou com creme branco espalhado por todo seu vidro de proteção.

O homem, visto usando uma peruca e batom, pediu às pessoas para “pensar na Terra” enquanto estava sendo retirado do local.

O incidente que ocorreu no domingo (29) foi descrito por testemunhas como “de cair o queixo”.

O ativista, que também foi visto jogando rosas na galeria, foi escoltado pela segurança. “Pense na Terra”, declarou ele.

Há pessoas que estão destruindo a Terra. Pense nisso. Artistas dizem a você: pense na Terra. É por isso que fiz isso”.

Um homem de 36 anos foi detido e enviado para a unidade psiquiátrica da polícia, confirmou o escritório da promotoria de Paris na segunda-feira (30), acrescentando que havia iniciado uma investigação sobre os danos de artefatos culturais.

A pintura renascentista teve vidros instalados nos anos 1950 para protegê-la após um ataque com ácido.

Fonte: BBC

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!