Segundo as mídias japonesas a NTT DoCoMo planeja reduzir o número de lojas físicas porque o número de usuários vem aumentando desde o lançamento da outra marca – ahamo – com planos de assinatura mais baratas e vendas exclusivamente online.
Assim, a NTT DoCoMo deverá fechar gradativamente cerca de 700 lojas, o que significa 30% do total de 2,7 mil, até 2025.
O pessoal dessas lojas poderá ser realocado para o atendimento online dos clientes.
Desde a primavera passada, as principais operadoras de telefonia celular fortaleceram as atividades de vendas, como a introdução de planos de assinaturas mais baratas, com vendas online.
O novo produto da NTT – ahamo – já chegou a 3 milhões de assinantes, respondendo por 3,5% dos cerca de 84,75 milhões de contratos da DoCoMo, até março deste ano.
Além disso, antecipando a disseminação do espaço virtual Metaverso, a operadora considera serviços que atendam às necessidades da próxima geração, como atendimento ao cliente usando avatares.
As 3 maiores operadoras – DoCoMo, KDDI (au) e SoftBank, estabeleceram lojas em todo o país, aumentaram o número de assinantes e depois que passaram a oferecer novos planos de assinatura, mas não há mais tendência de expansão das vendas para pessoas físicas. Por isso, a NTT DoCoMo considera expandir oferecendo planos corporativos para pequenas e médias empresas.
Fontes: Yomiuri e NHK