Uma estação do metrô em Pequim (ilustrativa/banco de imagens)
Pequim fechou dezenas de estações de trem e rotas de ônibus na quarta-feira (4) e reabriu um centro de isolamento em massa em sua campanha para deter a propagação da covid-19 em meio a temores de que a capital chinesa siga Xangai e imponha um lockdown rigoroso sobre seus 22 milhões de residentes.
Publicidade
A capital fechou mais de 60 estações do metrô, cerca de 15% de sua rede, e 158 rotas de ônibus, disseram fornecedoras de serviço. A maioria das estações e rotas suspensas estão no distrito de Chaoyang, o epicentro do surto de Pequim.
Com dezenas de novos casos por dia, Pequim está tentando evitar o mesmo destino de Xangai, onde milhões de residentes foram colocados sob lockdown rigoroso por mais de 1 mês. Ao invés disso, autoridades esperam que testes em massa encontrem e isolem o vírus antes que ele se espalhe.
Nesta semana, autoridades da cidade reabriram um centro de isolamento em massa no hospital de Xiaotangshan nos subúrbios no nordeste. O hospital, que tem mil leitos, foi construído para o surto de SARS de 2003 e foi usado novamente em 2020 para tratar pacientes da covid-19.
Algumas comunidades em Pequim onde casos foram descobertos acabaram sendo isoladas.
“Acho que a cidade já está sob estado semifechado”, disse um residente em um complexo isolado que não quis se identificar.
“Não há cronograma para quando o lockdown será suspenso, e mais locais estão sendo isolados”, afirmou ele, dizendo que a liberdade das pessoas estava cada vez mais sendo limitada.
Fonte: Daily Mail