Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Invasão à Ucrânia pode causar crise alimentar global, alertam Nações Unidas

| Notícias do Mundo

As Nações Unidas dizem que 20 milhões de toneladas de grãos estão atualmente paradas na Ucrânia da colheita anterior.

Unigran Japan 2026
colheita 19 mzi 2022

Colheita de milho em Lutsk, Ucrânia (banco de imagens)

A invasão da Rússia à Ucrânia poderia em breve causar uma crise alimentar global que pode durar por anos, alertaram as Nações Unidas.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

O secretário-geral Antônio Guterres disse que a guerra havia piorado a insegurança alimentar em nações mais pobres devido à subida de preços.

Alguns países poderiam enfrentar fome a longo termo se as exportações da Ucrânia não se restaurarem aos níveis pré-guerra, acrescentou.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

O conflito cortou fornecimentos dos portos da Ucrânia, que exportava vastas quantidades de óleo de cozinha, assim como cereais incluindo milho e trigo.

Isso reduziu o fornecimento global e fez com que os preços de alternativos aumentassem. Os preços globais de alimentos estão quase 30% mais altos em comparação ao mesmo período do ano passado, de acordo com as Nações Unidas.

Falando em Nova Iorque na quarta-feira, Guterres disse que o conflito, combinado com os efeitos da mudança climática e pandemia, “ameaça empurrar milhares de pessoas para a insegurança alimentar seguida por desnutrição e fome em massa”.

Ele alertou que a única solução eficaz para a crise era reintegrar a produção de alimentos da Ucrânia, assim como fertilizantes produzidos tanto pela Rússia quanto Belarus, de volta ao mercado global.

Fonte: BBC


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo