O Japão está planejando enviar equipamento de combate a incêndio e de telecomunicações ao governo ucraniano para ajudar pessoas envolvidas em operações de regaste no país. Isso ocorre após a invasão russa.
Forças russas estão aumentando ataques mais severos no leste na Ucrânia, e existe uma grande preocupação de que o número de fatalidades poderia aumentar.
O Ministério de Assuntos Internos e Comunicações anunciou que enviará equipamento necessário para operações de resgate ocorrendo em áreas onde há batalhas. A ação é em resposta a um pedido do governo ucraniano.
O Japão enviará 25 tipos diferentes de itens, incluindo cerca de 1,3 mil conjuntos de equipamentos de proteção pessoal, 50 macacos hidráulicos, 150 macas e 25 telefones via satélite.
Alguns dos itens foram obtidos das sedes dos departamentos de bombeiros. Outros foram fornecidos por companhias privadas.
Os envios devem iniciar ainda neste mês. A UNOPS, um órgão das Nações Unidas, vai ajudar no processo. Os equipamentos serão entregues a funcionários do governo ucraniano na Polônia.
Fonte: NHK