A companhia de artigos esportivos dos EUA, Nike, está deixando a Rússia após suspender operações em março, de acordo com reportagens na quarta-feira (25), uma outra partida simbólica de uma grande marca americana enquanto multinacionais incluindo a McDonald’s e a Starbucks cortam relações com Moscou por invadir a Ucrânia.
Enquanto a Nike tenha fechado temporariamente suas lojas russas no início de março e retirado seu patrocínio do popular clube de futebol Spartark Moscow, várias lojas operadas de forma independente, mas autorizadas, continuaram abertas.
O Inventive Retail Group (IRG), a maior franquia da Nike na Rússia, disse que a marca de artigos esportivos havia suspendido envios e que fornecimentos estavam limitados, de acordo com o jornal russo Vedomosti na quarta-feira.
O IRG, que opera 37 das 56 lojas autorizadas restantes da Nike na Rússia, também disse que a marca não renovou seu contrato ou ofereceu um novo para eles assinarem.
O contrato existente da companhia com a Nike deve expirar nesta quinta-feira (26), segundo o Vedemosti.
A Nike disse à Forbes que tomou a decisão de não renovar ou entrar em novos comprometimentos de negócios na Rússia “devido a desafios operacionais no país”, incluindo acordos com a franquia Up&Run uma subsidiária do IRG.
Fonte: Forbes