Um novo pneu sem ar tão durável quanto seus parceiros convencionais chegou a um passo mais perto da estrada, enquanto uma companhia japonesa faz progressos no desenvolvimento.
Esses pneus não esvaziam e não exigem verificação regular de pressão para evitar rupturas. A Toyo Tire espera que mais motoristas usem esse tipo de pneu enquanto mudam para veículos elétricos que podem ser recarregados em casa.
“Fizemos avanços revolucionários em nossa tecnologia”, disse Tamotsu Mizutani, chefe de pesquisa e desenvolvimento.
A durabilidade vinha sendo a maior preocupação da companhia desde que ela começou a desenvolver o pneu “sem ar” em 2006. Seu design proprietário destaca raios cruzados, inspirados em cadeiras dobráveis, para absorver choque da estrada da mesma maneira que o ar faz em um pneu convencional.
Após várias etapas de melhorias, os raios são agora 10 vezes mais duráveis do que eram originalmente. A resistência máxima dos pneus aumentou em cerca de 40%. Seu desempenho é agora comparado aos convencionais.
Inicialmente, a Toyo Tires comercializará seus pneus sem ar para veículos usados em locais como campos de golfe e parques de diversão que operam em propriedades privadas.
Contudo, atuais padrões de segurança são baseados em pneus convencionais e não permitem aqueles sem ar em rodovias públicas.
A Toyo não disse quando planeja colocar os novos pneus no mercado. Altos custos de produção continuam sendo um problema.
Fonte: Asia Nikkei