Um edifício recentemente concluído em Yokohama (Kanagawa) é o mais alto de seu tipo a ser construído amplamente em madeira. A estrutura ecologicamente correta tem 44 metros de altura.
A Obayashi Corporation foi responsável pela construção do prédio de 11 andares. A estrutura tem armação de madeira que reduz sua pegada de carbono enquanto atende a padrões de resistência a terremotos.
Os pilares de madeira e vigas usadas na estrutura são formados por três camadas laminadas juntas para aumentar a força. Tecnologia especial à prova d’àgua para prevenir dilatação da exposição à chuva significa que a estrutura pode suportar um terremoto de intensidade 7, a mais alta na escala sísmica japonesa.
O uso reduzido de aço e concreto oferece aos prédios de madeira uma pegada de carbono menor do que estruturas convencionais.
O Japão está vivenciando um miniauge na construção de prédios do tipo. No ano passado, um prédio de 12 andares feito de madeira com estrutura de aço foi erguido no distrito de Ginza em Tóquio.
Fonte: NHK