Em relação ao pedido do presidente Haruo Ozaki, da Associação Médica Metropolitana de Tóquio, para revisar o uso da máscara ao ar livre, o secretário-chefe do gabinete, Hirokazu Matsuno, reconheceu que “nem sempre é necessário ao ar livre”, com a premissa de que se pode manter distância das pessoas.
“Especialmente quando a temperatura e a umidade são altas, o risco de insolação aumenta, por isso é recomendável remover a máscara quando houver uma distância suficiente das pessoas ao ar livre“, apontou Matsuno.
Por outro lado, o secretário Matsuno enfatizou que é necessário usar a máscara adequadamente durante as conversas ao ar livre quando se está em uma situação em que não haja distância suficiente das pessoas.
Além disso, indicou que sobre o uso ou não da máscara no futuro, continuará ouvindo as opiniões científicas dos especialistas, levando em consideração o status da epidemia do novo coronavírus.
O presidente da associação, Ozaki, recomenda aos jovens – elevado índice de infecção – a vacinação da terceira dose, já que a faixa etária idosa está praticamente inoculada.
Fontes: Yomiuri, ANN e NHK