Zelensky dá entrevista exclusiva para NHK e fala da recuperação do território ucraniano

Ele disse que jamais desistirá de lutar pelo seu país e quer o território de volta. Falou do Quad e das sanções a Rússia.

Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, em entrevista para NHK

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, deu uma entrevista exclusiva para a estatal NHK, pela primeira vez, para uma mídia japonesa, desde a invasão russa em 24 de fevereiro deste ano, sob forte esquema de segurança.

Publicidade

A entrevista foi concedida na sede da presidência, na capital da Ucrânia, na quarta-feira, dia 25 (terça-feira no local). 

“Havia países que pensavam que a Ucrânia seria ocupada pela Rússia. Três dias se passaram, três semanas se passaram e três meses se passaram. Eu não achava que a tentativa seria bem sucedida”, declarou mostrando sua determinação em continuar a luta para defender o país, sendo capaz de combater o exército russo com apoio do ocidente.

Embora a inferioridade do exército russo também tenha sido relatada, em relação à futura estratégia do exército ucraniano, ele disse: “Estaremos prontos para um contra-ataque quando chegarem as armas necessárias, como mísseis de longo alcance“.

Recuperação do território

“Para todos os ucranianos, a vitória é recuperar o território. É certo que devemos recuperar todo o nosso território, tanto na região de Donbas como na península da Criméia, mas isso geraria vítimas. Por isso, vamos recuperar como estava antes de 24 de fevereiro”, declarou Zelensky.

Cena da entrevista, em local providenciado pela sua equipe (NHK)

Então, estarei na mesa de negociações”, considerando o difícil cessar-fogo, a menos que o território fosse recuperado ao estado em que estava antes da invasão das tropas russas.

Sem exportação dos grãos ao mundo

“O fato de 22 milhões de toneladas de grãos serem impedidos de exportação porque a Rússia bloqueou o Mar Negro, enviando navios antimísseis, prejudicou a Ásia, Europa e África”, apontou.

“Graças ao fato de que o mundo está centrado em torno da Ucrânia, as sanções contra a Rússia estão começando a surtir efeito”, disse Zelensky, apelando para mais ações contra o país invasor.

Rússia poderá fazer o mesmo em outros países

O presidente Zelensky também disse: “Se a Europa permitir, a Rússia poderá fazer o que está fazendo com a Ucrânia, como invasão territorial em outros países, tortura de jovens e civis, genocídio, destruição de infraestrutura importante e usinas nucleares, em outros territórios”.

Por isso, enfatizou que é imperativo perseguir rigorosamente a responsabilidade da Rússia por essa invasão militar.

Em relação ao Japão

“Não é desejável que a China se una à Rússia. Acho que o Japão entende isso bem”, apontou.

“Foi importante para nós que o Japão apoiasse a Ucrânia de forma clara, franca, substancial e total”, disse, e agradeceu ao Japão por seu apoio.

Além disso, agradeceu aos Estados Unidos, Austrália e Índia, enfatizando a coesão do Quad. Expressou expectativas para o papel do Japão em sediar a cúpula do Quad.

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Japão fica na primeira posição em índice de turismo global

Publicado em 25 de maio de 2022, em Artigos de Turismo

Fórum Econômico Mundial elogia o país pela riqueza de infraestrutura de viagem.

Parque Sun Messe Nichinan em Miyazaki (à esq.) e Praia de Katsura em Kochi (à dir.) – Portal Mie

O Japão, pela primeira vez, capturou a posição de topo no mundo em um setor de turismo competitivo, mostra um índice divulgado na terça-feira (24), graças à rica coleção de hotéis e infraestrutura do país voltada para visitantes internacionais.

Publicidade

O país ficou em primeiro no Travel & Tourism Development Index 2021 publicado pelo Fórum Econômico Mundial (FEM), à frente dos EUA, Espanha, França e Alemanha.

O Japão melhorou sua posição em termos de desenvolvimento de estradas, sistemas ferroviários e outras infraestruturas. O relatório do FEM citou que o Japão abriu espaço para melhorar em várias áreas como competitividade de preços e sustentabilidade ambiental.

Tóquio manteve suas fronteiras fechadas enquanto nações no Ocidente abriram para viajantes e articularam em tratar a covid-19 como uma doença endêmica.

O Japão começou a abrandar os controles recentemente. Autoridades lançaram formalmente um programa na terça-feira (24) que aceita turistas de outros países em caráter experimental.

O FEM divulga um índice de turismo a cada dois anos.

Nações ocidentais dominaram os 10 primeiros lugares de destinos turísticos. Além do Japão, dentre países da Ásia-Pacífico com alta classificação estão Austrália em 7º e Singapura em 5º. A China ficou em 12º.

Fonte: Asia Nikkei

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - junto a comunidade no Japão
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!