
Medusa da lua, uma variedade da água-viva, vista no rio (RSK)
Um telespectador da emissora RSK fez contato para informar que viu dezenas de águas-vivas no rio, quando fazia sua caminhada.
O homem relatou que quando viu o primeiro pensou que fosse um lenço de papel descartado, mas ao verificar viu que havia muito mais de um e que se parecia com água-viva. “Havia umas 50 delas”, informou.
A reportagem foi conferir o inusitado, na terça-feira (24), pois a água-viva é um ser que vive em águas salgadas. O encontro com o informante foi na ponte sobre o Rio Asahi, perto do Kouraku-en, na cidade de Okayama (província homônima). E ele mostrou um grupo de águas-vivas, quase transparentes, com cerca de 20 centímetros de diâmetro.

Várias delas nadando no rio (RSK)
O interessante é que esse local do rio fica a 9 quilômetros de distância da praia. Por isso, a equipe enviou as imagens para uma especialista em águas-vivas, de Yamagata, e a entrevistou online.
Ela disse que pensa que sejam medusas da lua, uma variedade da água-viva, que tem como característica 4 gônadas, parecendo um trevo de 4 folhas, as quais vivem em águas costeiras, com temperaturas de 9 a 19ºC.
A explicação da especialista é que se elas estiverem perto de uma foz podem ter sido levadas pela maré alta para o rio. “Se estão vivas é porque as águas do mar se misturam às do rio. Mas, elas não suportariam ficar muito tempo em água doce”, explicou.

Rio na cidade de Okayama, onde foram vistas (RSK)
Fonte: RSK