Ilustrativa (banco de imagens)
Além de matar mais de 1 milhão de pessoas só nos EUA, a covid-19 também está influenciando como outras doenças comuns e obscuras afetam a população, alertam médicos.
Publicidade
Médicos no Hospital de Crianças New Haven em Connecticut, por exemplo, reportou um grande número de casos de paciente com adenovírus, rinovírus, vírus sincicial respiratório, metapheumovírus humano, influenza e parainfluenza, assim como covid-19.
“Não é típico em qualquer época do ano e certamente não é típico em maio e junho”, disse Thomas Murray, especialista em controle de infecções e professor associado de pediatria em Yale, ao site Washington Post
“Nunca vimos uma temporada de influenza nos EUA se estender até junho”, disse o Dr. Scott Roberts, um outro especialista médico em Yale, no início deste mês.
“A covid teve um impacto muito grande nisso. Agora que as pessoas tiraram as máscaras, os locais estão abrindo, estamos vendo os vírus se comportarem de maneiras muito estranhas que eles não faziam antes”.
Os vírus podem surgir de forma inesperada durante o verão porque muitos ficaram em casa durante os aumentos da covid no inverno, quando as condições tipicamente se espalham.
Outras condições como a varíola dos macacos e tuberculose podem ter se espalhado silenciosamente, visto que grande parte dos recursos de saúde pública estava sendo dedicada para rastreamento da covid-19.
Médicos também alertam que vários vírus podem estar aparecendo em crianças porque elas perderam os cuidados primários e regulares e vacinações nos últimos anos.
“Durante a pandemia de covid-19, o acesso a cuidados primários, incluindo vacinações, estavam indisponíveis para muitas crianças”, disse Jeniffer Horney à NBC, professora de epidemiologia na Universidade de Delaware.
Fonte: The Independent