Cerca de 740 mil doses de vacina da Moderna foram descartadas ou devem ser eliminadas no Japão porque estão para vencer, mostrou uma pesquisa da agência Kyodo, enquanto o país enfrenta dificuldades para oferecer mais reforços à população.
A pesquisa, conduzida de 17 de maio a 2 de junho, perguntou a 52 principais cidades no Japão se elas descartaram, ou planejam fazer isso, com as doses de reforço da vacina da Moderna fornecidas pelo governo, muitas das quais têm data de expiração entre abril e junho.
Tais doses equivaleram a 739.085 no total, com o volume descartado por município variando de 645 a 120 mil. As vacinas da Moderna expiram em 9 meses, comparadas a 12 meses da Pfizer.
Os resultados da pesquisa também refletem a aparente relutância da população mais jovem em receber uma terceira dose e mais pessoas preferindo as da Pfizer, já que reações adversas como dor e febre são mais frequentemente reportadas com o imunizante da Moderna.
Doses de reforço da Moderna fornecidas pelo governo são usadas por todo o país, e não limitadas às 52 cidades, então casos similares podem ser encontrados em outros lugares no Japão.
Cerca de 75 milhões de pessoas haviam recebido terceiras doses até a sexta-feira (3), de acordo com dados do governo. Dessas, aproximadamente 31 milhões foram da Moderna e 44 milhões da Pfizer.
Fonte: News and Culture