A crescente escassez de alimentos pode representar a mesma ameaça de saúde pública que a pandemia de covid-19, alertou uma figura da saúde líder global.
O aumento de preços de comida e de energia, em parte desencadeado pela guerra na Ucrânia, poderia matar milhões diretamente e indiretamente, disse Peter Sands à agência Reuters, diretor executivo do Fundo Global para Combate à AIDS, Tuberculose e Malária, em uma entrevista na terça-feira (7).
“A escassez de alimentos funciona de duas maneiras. Uma é que você tem a tragédia das pessoas realmente morrendo de fome. Mas a segunda é que você tem o fato de que geralmente números muitos maiores de pessoas estão precariamente nutridas, e isso faz com que elas sejam mais vulneráveis a doenças existentes”, disse ele.
Ele disse que esforços para melhorar a preparação contra a pandemia não deveriam cometer os erros “clássicos” de se preocupar apenas com crises que lembram a mais recente ameaça que o mundo enfrenta.
Sands diz que investimento era necessário para fortalecer sistemas de saúde a fim de ajudar a se preparar para as repercussões de escassez de alimentos, que faz parte da missão do Fundo Global.
Fonte: Channel News Asia