Mais de dois terços da população mundial provavelmente tem níveis expressivos de anticorpos contra a covid-19, o que significa que essas pessoas foram infectadas ou se vacinaram, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS).
As chamadas taxas de seroprevalência aumentaram de 16% em fevereiro de 2021 para 67% em outubro, disse a OMS, em um resumo de estudos em todo o globo. Dada a emergência da variante ômicron de alta propagação, o número provavelmente é ainda maior agora.
O resumo da OMS oferece um retrato de quão bem o mundo está aumentando resistência contra a pandemia.
Enquanto vacinas ofereçam apenas proteção modesta contra infecção pela ômicron, a OMS ainda pede aos países que aumentem as taxas de vacinação, principalmente para pessoas em grupos de alto risco, visto que a imunização oferece níveis maiores de proteção contra doença severa do que uma infecção por covid anterior.
As pessoas que foram infectadas pela covid-19 e vacinadas têm a melhor proteção contra consequências severas, de acordo com a maioria dos estudos, embora não esteja claro se isso será verdade com novas variantes, disse a OMS.
A presença de anticorpos geralmente diminui com o tempo e o nível e persistência da imunidade dependem de uma série de fatores, da saúde do corpo, disse a OMS, acrescentando que mais estudos são necessários para determinar o quão rápido a proteção abranda.
Fonte: Bangkok Post