A província de Shimane, no oeste do Japão, aprovou nesta quinta-feira (2) um plano para reiniciar um reator nuclear do mesmo tipo daquele que sofreu fusões em Fukushima Daiichi após o massivo terremoto e tsunami de 2011.
A aprovação para a unidade 2 da planta nuclear da Chugoku Electric Power Company na cidade de Matsue foi anunciado pelo governador Tatsuya Maruyama em uma sessão da assembleia provincial.
A companhia está buscando reiniciar o reator em 2023. Inativo desde 2012, ele provavelmente será o primeiro reator nuclear de água fervente (BWR, na sigla em inglês) a ser reiniciado desde o desastre de Fukushima.
O Japão vem reiniciando plantas nucleares inativas. Contudo, os reatores trazidos de volta às operações têm sido até agora limitados a outro tipo, os de água pressurizada.
“Eu entendo que (a energia nuclear) representa um certo papel” na política de energia do Japão, disse Maruyama. “Acho que o reinício é inevitável no momento, então decidi aceitar isso”.
A Chugoku Electric passou nos padrões nacionais de segurança em setembro de 2021 para reiniciar o reator. A instalação deve ter suas medidas de segurança concluídas em fevereiro do ano que vem.
Fonte: News and Culture