O presidente ucraniano Volodymyr Zekensky diz que as forças russas tomaram 20% do território de seu país, enquanto a invasão de Moscou se aproxima do 100º dia.
Discursando para políticos em Luxemburgo, ele acrescentou que a linha de frente se estendeu por mais de mil quilômetros.
Forças russas vêm intensificando ataques na cidade de Severodonetsk na região leste de Donbas.
Autoridades da defesa do Reino Unido dizem que a Rússia tomou grande parte da cidade e que estão conquistando “ganhos locais estáveis”, permitidos por uma alta concentração de artilharia.
Severodonetsk é uma cidade mais ao extremo leste sob controle ucraniano e o governador regional Serhiy Haidai disse que a Rússia estava tentando quebrar defesas na cidade “a partir de todas as direções”.
Entretanto, ele disse que tropas ucranianas estavam realizando contra-ataques “afastando o inimigo em certas ruas e levando vários prisioneiros”.
Combate intenso na cidade havia interrompido evacuações, disse ele, descrevendo tais esforços como “extremamente perigosos”.
Em um vídeo no fim da noite de quinta-feira, Zelensky disse que a situação em Donbas não havia mudado de forma significativa naquele dia, mas que os ucranianos haviam vivenciado “certo sucesso” nas batalhas em Severodonetsk.
Cerca de 15 mil civis continuam presos na cidade, com muitos deles tomando abrigo na massiva planta química de Azot.
Fonte: BBC