A atividade no setor de serviços do Japão expandiu no ritmo mais rápido em mais de 8 anos no mês de junho, visto que o relaxamento de restrições do coronavírus aumentou o sentimento entre negócios como aqueles no setor do turismo.
O PMI (Índice de Gerente de Compras) au Jibun Japan Services final aumentou para 54 aumentados sazonalmente, marcando o ritmo de expansão mais rápido desde outubro de 2013.
Isso foi mais forte do que o crescimento final de 52.6 em maio.
O crescimento na atividade é uma notícia bem-vinda para um governo que aposta na demanda doméstica para colocar a terceira maior economia do mundo firmemente em um caminho de recuperação, além de ajudar a superar as pressões de produção na indústria manufatureira do país.
“Empresas japonesas no setor de serviços reportaram um aumento sólido em atividade”, disse Usamath Bhatti, economista na S&P Global Market Intelligence, que compila a pesquisa.
Maior demanda por serviços e preços de combustível e matéria-prima, entretanto, fizeram com que preços de insumos aumentassem a um ritmo recorde. Dados de pesquisa remontam a setembro de 2007.
“Isso forçou as empresas a aumentarem preços cobrados por serviços ao ritmo mais rápido desde outubro de 2019”, disse Bhatti.
A pesquisa também mostrou um quinto mês consecutivo de crescimento de trabalho no setor de serviços, embora a taxa de criação de empregos tenha sido mais branda do que em maio.
Fonte: CGTN