Cerca de 120 pessoas se reuniram para uma cerimônia nesta segunda-feira (18) em homenagem a 36 artistas e outros que morreram em um ataque incendiário contra o estúdio de anime japonês Kyoto Animation Co. há 3 anos.
O ataque contra a companhia conhecida por uma longa linha de trabalhos de anime, incluindo “K-On!” e “The Melancholy of Haruhi Suzumiya”, chocou muitos fãs no Japão e no exterior que carinhosamente chamam o estúdio de KyoAni.
A cerimônia foi realizada no local onde ficava o Estúdio Número 1 da companhia, no distrito de Fushimi em Quioto, junto com o presidente Hideaki Hatta entre os presentes, enquanto um vídeo de 11 minutos em homenagem às vítimas foi transmitido no YouTube para fãs e outros.
Quando o ataque ocorreu na manhã de 18 de julho de 2019, setenta funcionários estavam dentro do estúdio. Desses, 36 morreram e outros 32 sofreram vários graus de ferimentos. Ele continua sendo o pior caso de assassinato em massa que o país vivenciou pelo menos desde 1989, de acordo com a Agência Nacional de Polícia.
O incendiário suspeito, Shinji Aoba, de 44 anos, teria jogado gasolina e ateado fogo nas premissas do estúdio. Ele sofreu queimaduras graves e passou por tratamento antes de ser preso em maio de 2020.
Fonte: Mainichi