A China rejeitou na segunda-feira (4) como difamação irresponsável um alerta do chefe da Nasa de que a China pode “dominar” a Lua como parte de um programa militar, dizendo que ela sempre pediu pela construção de uma comunidade de nações no espaço.
O país asiático intensificou o ritmo de seu programa espacial na última década, com a exploração da Lua sendo um foco. A China fez seu primeiro pouso não tripulado em 2013 e espera lançar foguetes poderosos o suficiente para enviar astronautas à Lua até o fim dessa década.
“Devemos ficar muito preocupados com o fato de que a China está pousando na Lua e dizendo: Ela é nossa agora, e vocês fiquem fora”, disse o administrador da Nasa, Bill Nelson, ao jornal alemão Bild em uma entrevista publicada no sábado (2).
O chefe da agência espacial dos EUA disse que o programa da China era militar e que ela havia roubado ideias e tecnologia de outros.
“Essa não é a primeira vez que o chefe da Nasa ignorou os fatos e falou de forma irresponsável”, disse Zhao Lijian, porta-voz no Ministério de Relações Exteriores chinês.
“O lado do EUA construiu constantemente uma campanha de difamação contra o empenho espacial normal e razoável da China, e a China se opõe firmemente a tais comentários irresponsáveis”.
Fonte: Channel News Asia