Tufão Aere se transforma em ciclone extratropical e continua sendo a causa de chuva intensa

Embora o quarto tufão tenha se transformado em ciclone extratropical, requer atenção pois causa chuva pesada.

Imagem meramente ilustrativa de inundação causada pela chuva (PixaHive)

Desde setembro do ano passado um tufão não passava diretamente sobre o arquipélago do Japão. Depois de ter causado chuva muito forte em Okinawa no sábado (2), o lento Aere cobriu a província de Nagasaki por volta das 6h de terça-feira (5). 

Publicidade

Na área da cidade de Unzen (Nagasaki) o índice pluviométrico foi de 120mm em uma hora, ao ponto de gerar alerta, por causa desse tufão.

Antes do amanhecer o risco de desastre aumentou sensivelmente na província de Kochi por causa da chuva pesada. 

De tufão a ciclone extratropical

A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) informou às 9h53 que o tufão Aere se transformou em ciclone extratropical às 9h de terça-feira, mas continuará sendo a causa da chuva intensa, incluindo a região Tokai. Veja a previsão até as 6h de quarta-feira (6).

  • até 250mm em Shikoku e Kinki
  • até 200mm em Tokai
  • até 150mm no norte de Kyushu
  • até 120mm no sul de Kyushu

A recomendação da AMJ é ficar atento aos avisos e alertas, pois poderão ocorrer desastres como deslizamentos e inundações.

Fontes: AMJ, News Digest, ANN e Sankei

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

China nega acusação da Nasa de que ela quer dominar a Lua

Publicado em 5 de julho de 2022, em Notícias do Mundo

‘Essa não é a primeira vez que o chefe da Nasa ignorou os fatos e falou de forma irresponsável’, disse porta-voz chinês.

A China intensificou o ritmo de seu programa espacial na última década, com a exploração da Lua sendo um foco (banco de imagens)

A China rejeitou na segunda-feira (4) como difamação irresponsável um alerta do chefe da Nasa de que a China pode “dominar” a Lua como parte de um programa militar, dizendo que ela sempre pediu pela construção de uma comunidade de nações no espaço.

Publicidade

O país asiático intensificou o ritmo de seu programa espacial na última década, com a exploração da Lua sendo um foco. A China fez seu primeiro pouso não tripulado em 2013 e espera lançar foguetes poderosos o suficiente para enviar astronautas à Lua até o fim dessa década.

“Devemos ficar muito preocupados com o fato de que a China está pousando na Lua e dizendo: Ela é nossa agora, e vocês fiquem fora”, disse o administrador da Nasa, Bill Nelson, ao jornal alemão Bild em uma entrevista publicada no sábado (2).

O chefe da agência espacial dos EUA disse que o programa da China era militar e que ela havia roubado ideias e tecnologia de outros.

“Essa não é a primeira vez que o chefe da Nasa ignorou os fatos e falou de forma irresponsável”, disse Zhao Lijian, porta-voz no Ministério de Relações Exteriores chinês.

“O lado do EUA construiu constantemente uma campanha de difamação contra o empenho espacial normal e razoável da China, e a China se opõe firmemente a tais comentários irresponsáveis”.

Fonte: Channel News Asia

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!