Na noite de sábado à madrugada de domingo (3) o tufão de número 4, Aere, se aproximou de Okinawa e segue lentamente, como se uma pessoa estivesse caminhando, sobre o Mar da China Meridional, em direção à região Kyushu e depois deverá ir em direção a Tokai.
Uma característica desse tufão, com 996hPa, é a sua lentidão no curso porque o vento não é tão forte. Tanto que em Okinawa, apesar do olho ter estado sobre a ilha principal, não causou danos graves apesar da chuva, porque não teve tempestade forte.
Por influência do tufão Aere combinada com a frente de alta pressão, há risco de chuvas contínuas durante dias, de Kyushu a Tokai. Além disso, deverão cair muitos raios em Kinki e Hokuriku.
Há alerta de chuva pesada nas regiões Hokuriku, Tokai e sul de Kyushu, na segunda-feira. Mas, de chuva moderada, de Hokkaido a Kyushu.
As regiões Kanto-Koshin, Tokai e Kinki deverão ficar sob chuva durante toda a semana. Em muitas cidades da região Tokai poderá ter queda de chuva de mais de 200mm. Portanto, a recomendação é de cuidado com os desastres que poderão acontecer, como deslizamentos e inundações.
Fontes: WeatherNews, NHK e AMJ