Na sexta-feira (22), o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem Estar do Japão (MHLW) propôs ao comitê de especialistas do controle da infecção pelo coronavírus para se preparar para a quinta dose de reforço no outono deste ano, já assumindo que será realizada com a vacina compatível à imunização da variante ômicron.
A meta do MHLW é vacinar as pessoas com alto risco de agravamento, como os idosos que já completaram as duas primeiras doses.
Essa nova vacina para se prevenir da infecção pela variante ômicron está em desenvolvimento, tanto pela Pfizer quanto pela Moderna.
De acordo com o MHLW, foi confirmada alta resposta imune contra a covid especificamente para a variante ômicron. Com essa quinta dose se pode esperar o efeito da prevenção de agravamento da doença.
A expansão do alvo e o intervalo de inoculação serão examinados com base nos resultados científicos obtidos no futuro e também das tendências no exterior.
Além disso, o comitê aprovou a política de adicionar trabalhadores da área da saúde e em instituições de idosos como alvo da quarta dose de vacinação.
Fontes: Asahi e JNN