O Japão ficou na 116ª posição entre 146 países no ranking de igualdade de gênero deste ano, em último no grupo do leste asiático e Pacífico, e no Grupo das 7 maiores economias, disse na quarta-feira (13) um think tank (laboratório de ideias) sediado na Suíça.
O ranking do Fórum Econômico Mundial (FEM) mostrou que a participação das mulheres nas arenas política e econômica continua particularmente baixa no Japão. O país, entretanto, conquistou pontuações altas no acesso à educação e saúde.
No ranking do ano passado, o Japão ficou em 120º lugar entre 156 países.
Na Ásia, as Filipinas continuaram sendo o país com a melhor performance, em 19º lugar, enquanto a Coreia do Sul ficou em 99º e a China em 102º.
O próximo membro do G7 com pior colocação em 2022 foi a Itália, em 63º lugar. Os outros países do G7, Alemanha, França, Reino Unido, Canadá e EUA, ficaram entre a 10ª e 27ª posições.
A Islândia continuou sendo o país com a maior igualdade de gênero, ficando em primeiro lugar pelo 13º ano consecutivo, com uma pontuação geral de mais de 0.9.
Finlândia, Noruega, Nova Zelândia e Suécia ficaram entre os cinco primeiros. Com exceção da Noruega, todos os países com classificação máxima são liderados por primeiras-ministras.
Fonte: Japan Today