Por volta das 11h10 de terça-feira (19), quando uma equipe do navio patrulha Shimoji ancorado no porto de Nagayama, na ilha de Irabu, cidade de Miyako (Okinawa), inspecionava um canhão de 20mm, foram feitos disparos acidentais de 8 munições reais em direção à terra firme.
O local para onde foram feitos os disparos tem um matagal, com cerca de 80 metros, e aos fundos passa uma rodovia, além de ter terras agrícolas.
Assim que foram efetuados os disparos, a prefeitura, polícia e os bombeiros foram comunicados e até o final do dia não foram confirmados danos humanos ou materiais.
O Gabinete da Guarda Costeira de Miyako disse: “Esse tipo de incidente nunca deve acontecer e faremos o possível na investigação. Pedimos desculpas pelo inconveniente”. Os servidores foram ouvidos para saber quais foram as circunstâncias.
O navio patrulha Shimoji foi enviado para a Guarda Costeira de Miyako há seis anos, em 2016, para reprimir as operações ilegais dos barcos de pesca estrangeiros nas águas ao redor das Ilhas Senkaku.
Fontes: ANN e NHK