Uma das maiores fabricantes de aço do Japão, a Nippon Steel, novamente vazou uma quantidade de cianeto, prejudicial ao corpo humano, no rio Koito, na cidade de Kimitsu (Chiba).
Segundo as autoridades da cidade, em coletiva de imprensa no domingo (3), existe a possibilidade de que a água com contaminação tenha sido gerada pela limpeza dos gases de exaustão do forno, tendo vazado sem ser purificada, por algum motivo. Segundo a Nippon Steel, algumas instalações pararam de usar e o cianeto não foi detectado desde sábado (2).
Esse composto químico letal foi detectado na saída de drenagem voltada para a Baía de Tóquio no dia 30 do mês passado e em 1.º deste mês.
A Nippon Steel ou simplesmente Nittetsu recebeu orientações administrativas da província por causa do vazamento ocorrido no mês passado, o que prejudicou o rio. Por isso, a partir do dia 25 de junho, analisa a qualidade da água em todas as 17 saídas de drenagem conectadas à parte externa da siderúrgica e necessita informar o governo da província.
O governo da província de Chiba está considerando aplicar nova orientação administrativa para a Nippon Steel, embora o cianeto derramado foi diluído no rio, não afete o ser humano.
Fontes: ANN, FNN, JNN e Asahi