A Toyota Motor cancelou alguns pedidos para SUVs (veículos esportivos utilitários) devido a atrasos na produção em decorrência, parcialmente, do lockdown de Xangai, soube o site Nikkei.
Isso marca a primeira vez que a montadora japonesa cancelou pedidos de clientes devido a problemas de produção, de acordo com várias concessionárias no Japão.
As concessionárias estão pedindo aos clientes que fizeram pedido do Harrier, conhecido na América do Norte como Venza, que no lugar escolham uma versão remodelada que deve ser lançada em setembro. Contudo, o preço e especificações da nova versão ainda serão revelados, o que significa que “alguns pedidos perdidos serão inevitáveis”, disse um alto funcionário em uma concessionária.
Como a versão remodelada provavelmente terá um preço de aproximadamente US$1 mil a mais, as concessionárias estão considerando bancar parte do custo aumentado para os clientes.
A Toyota já parou de aceitar pedidos para o SUV Land Cruiser e alguns modelos sob a marca de luxo Lexus, e as concessionárias suspenderam as vendas de certos modelos.
A decisão de cancelar pedidos já feitos para o Harrier mostra que a situação ficou mais séria do que a projeção da Toyota.
Os cortes de produção também estão impactando as vendas para outras montadoras japonesas. A Nissan parou de aceitar pedidos no Japão para algumas versões de seu elétrico Ariya e esportivo Fairlady Z.
Fonte: Asia Nikkei