A costa do Lago Biwa (Biwako) está com entulhos – troncos, galhos e sujeiras de churrasco – ao longo de 10 quilômetros, trazidos pela inundação do Rio Takatoki, ocorrido na cidade de Nagahama (Shiga).
Mas essa sujeira toda não é na costa de Nagahama e sim na de Takashima, cidade que fica do lado oposto do lago. As fortes chuvas causaram o transbordamento do rio e tudo isso foi levado para o outro lado.
Por causa dos entulhos, o pico da temporada de lazer de verão, que é no feriado de Obon, será prejudicial para a cidade de Takashima. Os banhistas, os grupos que fazem churrasco e os que usam os acampamentos terão que ir para outro local até a retirada de mais de 140 toneladas de entulhos.
Esses galhos, troncos, eletrodomésticos como geladeira, materiais de construção, lixo de churrasco e outros começaram a chegar na praia de Takagihama na tarde de domingo (7).
A Cooperativa de Pesca Kaizu está impossibilitada de pescar desde o dia 7. Shigeki Nakamura, 70, presidente do sindicato dos pescadores de Kaizu, lamentou. “Ainda há troncos na costa e, se um barco de pesca colidir com ele, quebrará. Não poderemos pescar por mais dois ou três dias”, disse e contou que estão parados desde domingo. Na quarta-feira (10), um navio saiu para o lago, mas a hélice e o casco bateram nos destroços à deriva, fazendo um som estranho, por isso, voltou logo.
O Takagihama Auto Camping Ground, em Makino-cho, com o apoio da prefeitura, removeu os entulhos usando 5 máquinas pesadas pela manhã. “É difícil não apenas remover troncos grandes, mas também os pequenos pedaços de madeira na água. Eu gostaria de poder deixar tudo limpo para o feriado”, disse o dono da empresa, Shiro Tsuji, 74.
Existe o risco de que os danos se espalhem, por isso o governo de Shiga vai cooperar com a prefeitura para prosseguir com os trabalhos de remoção, mas a previsão é que demore até o final deste mês. “Alguns deles são perigosos, então, por favor, não toque descuidadamente nos entulhos à deriva”, comentou um porta-voz da prefeitura de Takashima. A cidade espera que o lazer e a pesca possam voltar ao normal logo.
Fontes: Mainichi e Asahi