No sábado (6), o nível do rio subiu repentinamente na cidade de Higashiomi (Shiga), o que deixou 50 pessoas temporariamente ilhadas em Nakasu. Era um grupo de turistas que iria fazer trekking ou subir o riacho da montanha.
Com essa súbita elevação do nível do Rio Kanzaki, as pessoas ficaram ilhadas, e um dos participantes chamou o socorro pelo 119.
As pessoas do grupo foram conduzidas pelos bombeiros para um local estreito sobre o rio lamacento e resgatadas através de uma escadaria.
Além disso, uma família de 3 pessoas que havia ido fazer camping na beira do Rio Echigawa, ficou sobre a rocha esperando pelo socorro. Cerca de duas horas depois, por volta das 14h todos foram socorridos pelos bombeiros.
A forte chuva que causou o transbordamento do rio Takatoki na cidade de Nagahama (Shiga), na sexta-feira (5), deixou algumas aldeias isoladas no sábado.
De acordo com a cidade, devido ao deslizamento, a rodovia nacional 365 foi completamente fechada desde Yogo-cho Tsubakizaka, até a fronteira da província de Fukui, e a aldeia Nakagochi ficou isolada. Esse trecho deverá ser restabelecido no começo desta semana.
Outra rodovia, a 281, também estava impedida para o tráfego pelos danos, mas foi restabelecida por volta das 15h de sábado.
Por volta das 11h desse dia, o abastecimento de água que estava interrompido voltou ao normal.
Fontes: ABC, ANN e Kyoto Shimbun