Um crescente número de cidades chinesas está cancelando festivais de verão e eventos no “estilo japonês” que destacam anime e mangá.
Observadores dizem que organizadores podem estar preocupados em serem criticados online por realizar tais eventos à luz do 50º aniversário da normalização das relações diplomáticas entre Japão e China em setembro.
A série de cancelamentos começou com um festival de verão que seria realizado em 17 de julho na cidade de Nanjing, capital da província de Jiangsu.
O evento iria destacar um toori (portal de santuário) de 10 metros de altura e Bon odori.
Entretanto, ele foi cancelado após ser criticado como uma “incursão pela cultura japonesa”, parcialmente porque iria ser realizado na cidade onde o Incidente de Nanjing cometido pelo Exército Imperial Japonês ocorreu, dentre outras razões.
De acordo com a mídia chinesa, após seu cancelamento inicial, organizadores de festival de verão no estilo japonês em várias partes do país cada vez mais cancelaram tais eventos.
Uma fonte diplomática Japão-China manifestou preocupação com uma crescente tendência online que critica eventos relacionados à cultura japonesa.
Fonte: Yomiuri