No fim de junho, o Porto de Vladivostok no extremo leste da Rússia estava abarrotado de carros novos e usados transportados do Japão e Coreia do Sul, muitos dos quais eram SUVs, minivans e modelos de luxo.
Viktor Lutsyk, de 32 anos, chefe do departamento de carga de uma instalação de gestão, disse que havia uma escassez de espaços para estacionar após um aumento acentuado em carros importados do Japão e de outros países.
Ele disse que sua companhia está considerando expandir o espaço ou construir um local de armazenamento temporário em uma área urbana. Outras companhias que operam no porto também estavam enfrentando situação similar, acrescentou ele.
Enquanto o Japão e muitas outras nações no Ocidente impuseram sanções econômicas contra Moscou após sua invasão à Ucrânia, as exportações de carros usados do Japão para o extremo leste da Rússia aumentaram em 3 vezes desde de maio.
Companhias russas dizem que elas estão inundadas de pedidos de todo o país e são geralmente forçadas a restringi-los, enquanto cerca de 40 mil veículos estão aguardando para serem exportados do Japão.
Um representante de uma companhia de logística disse que ela usa dois cargueiros para transportar 2 mil carros usados do Japão todo mês. Entretanto, a empresa está impedida de aumentar sua capacidade de transporte devido à limitação no número de serviços de carga e o porto já está lotado.
Fonte: Asahi