Um alto funcionário da Turquia indicou que as exportações de grãos da Ucrânia podem recomeçar na segunda-feira (1º) a partir de um porto no sul.
O porta-voz presidencial turco, Ibrahim Kalin, disse à mídia local no domingo (31) que o primeiro navio transportando grãos da Ucrânia poderia partir na manhã de segunda-feira (1º). Kalin disse que o carregamento das embarcações havia sido concluído.
A Turquia e as Nações Unidas mediaram um negócio entre a Ucrânia e a Rússia para reiniciar as exportações de trigo ucraniano e outros grãos através do Mar Negro.
O secretário de Estado dos EUA Anthony Blinken pediu ao ministro de Relações Exteriores russo Sergey Lavrov que cumprisse com o negócio quando eles conversaram pelo telefone na sexta-feira (29).
O presidente Volodymyr Zelenksy escreveu no Twitter no domingo que a colheita da Ucrânia neste ano poderia cair em cerca de metade.
Ele disse que a principal meta da Ucrânia é de evitar uma crise alimentar global causada pela invasão da Rússia.
O ministro da Defesa da Rússia disse no domingo que ataques aéreos pelas suas forças destruíram armas nas regiões de Kherson e Mykolaiv, no sul da Ucrânia. O prefeito de Mykolaiv disse na mídia social no mesmo dia, que a região sofreu o pior bombardeio desde o início da invasão russa.
Andriy Yermark, chefe do escritório presidencial da Ucrânia, escreveu na mídia social que um empresário que administra uma grande exportadora de grãos havia sido morto em um ataque russo em Mykolaiv.
Enquanto a Rússia continua sua ofensiva intensa e tropas ucranianas contra-atacam no sul, analistas estão esperando para ver quando as exportações de grãos ucranianos serão retomadas.
Primeira embarcação de grãos parte da Ucrânia
(atualizaçãoo às 17h30)
O ministro da Infraestrutura disse que um navio carregado com milhor partiu do porto de Odessa da Ucrânia com destino ao Líbano na manhã desta segunda-feira (hora local).
O envio é resultado de um negócio entre a Ucrânia e a Rússia, que foi mediado pela Turquia e Nações Unidas.
O acordo era destinado a reiniciar as exportações de trigo e outros grãos ao garantir passagem segura para navios através do Mar Negro.
As exportações estão suspensas desde o início da invasão russa, levanto preocupações sobre uma crise alimentar global.
Fonte: NHK