O feriado de Obon começou em pleno vapor na quinta-feira (11), com reservas para trens domésticos e voos de Tóquio atingindo o pico, enquanto viajantes aproveitam a falta de restrições relacionadas ao coronavírus pela primeira vez em 3 anos.
Enquanto mais pessoas viajaram para o exterior em suas férias, os números, entretanto, estão bem abaixo dos níveis pré-pandemia, visto que casos no país continuam elevados, atingindo altas recordes nas últimas semanas.
Estradas também estavam cheias, com congestionamentos de mais de 20Km reportados na Kanetsu Expressway, que conecta Tóquio e Niigata, e na Tomei Expressway que liga a capital e cidades na central do Japão, de acordo com o Centro de Informação do Tráfego nas Estradas.
Enquanto isso, assentos reservados para a semana com início na quarta-feira (10) em trens-bala e locais estavam 2.69 vezes maiores do que o ano passado, aumentando para cerca de 60% da capacidade comparado a 2018, antes do surto global do coronavírus, de acordo com companhias da Japan Railways no mês passado.
Reservas para voos domésticos operados pela All Nippon Airways e Japan Airlines estão em cerca de 80% dos níveis de passageiros em 2019.
Fonte: Mainichi