O governo provincial de Sichuan na China emitiu um aviso ordenando que a maioria das fábricas, incluindo fornecedores da Apple e um empreendimento conjunto da Toyota, suspendessem operações até o sábado (20) para cortes de energia planejados, enquanto as autoridades tentam garantir eletricidade suficiente para uso diário com a demanda aumentando de forma acentuada devido ao calor extremo de verão.
Restrições de energia também foram implementadas na cidade de Chongqing e nas províncias de Zhejiang e Jiangsu, aumentando preocupações sobre os efeitos nas redes de fornecimento global e na economia chinesa.
A cidade de Chengdu na província de Sichuan abriga a base principal de produção da Hon Hai Precision Industry, a maior fabricante de eletrônicos taiwanesa por contrato, melhor conhecida como Foxcoon, que monta o iPad e Apple Watches.
A planta suspendeu operações, mas “o impacto (sobre seu fornecimento para a Apple) não é significante neste momento”, disse uma fonte.
A Toyota também tem uma planta em Chengdu que fabrica sedans e outros carros através de um empreendimento conjunto com uma companhia chinesa. A companhia diz que foi instruída a suspender operações até o sábado. Se o fechamento continuar, isso poderia afetar as vendas de alguns modelos na China.
Os blecautes estão sendo implementados devido ao calor extremo e falta de chuva.
Um alto funcionário do governo provincial diz que as temperaturas em Sichuan estão atingindo os maiores níveis em 60 anos desde julho, com máximas excedendo 40ºC em alguns dias, aumentando a demanda por energia.
Fonte: Asia Nikkei