Uma guerra nuclear entre EUA e Rússia poderia colocar mais de 5 bilhões de pessoas sob o perigo de morrer de fome devido a interrupções climáticas causadas pelo uso de armas devastadoras, mostrou na segunda-feira (15) um estudo publicado no jornal de ciência britânico Nature Food.
O estudo destacou o impacto de massivas quantidades de fuligem que seriam lançadas na atmosfera como resultado de tempestades de fogo causadas pela queda de bombas nucleares sobre cidades e áreas industriais.
Ele indicou que tais partículas se espalhariam pela atmosfera e resultaria em um rápido resfriamento do planeta.
Injeções de fuligem totalizando mais de 5 milhões de toneladas levariam a uma “escassez massiva de comida, e a produção a partir de rebanhos e de origem aquática não seriam capazes de compensar a produção vegetal reduzida, em quase todos os países”, disse a equipe que realizou o estudo.
“Em conclusão, a luz reduzida, resfriamento global e provavelmente restrições de comércio após guerras nucleares seriam uma catástrofe global para a segurança alimentar”, disse, citando que a pesquisa enfatiza “a importância de cooperação global em evitar uma guerra nuclear”.
Fonte: News and Culture