Kishida anuncia novas medidas em relação à covid, incluindo as de fronteiras

As medidas de fronteiras serão relaxadas e o governo está revisando como conciliar as atividades socioeconômicas com a epidemia.

Imagem ilustrativa de um dos aeroportos (ANN)

Como o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, está em tratamento domiciliar da covid, realizou uma coletiva de imprensa online, a partir da residência oficial, na quarta-feira (24), para informar sobre as novas medidas em relação à epidemia do novo coronavírus.

Publicidade

Explicou sobre uma política para revisar o número total de pessoas infectadas, a fim de reduzir a carga sobre instituições médicas e centros de saúde pública. Atualmente as instituições que cuidam dos pacientes que testaram positivo para o coronavírus devem informar o nome, data de nascimento e outros detalhes.

Mas, para evitar a sobrecarga, “o escopo da notificação do paciente se limita aos idosos e à hospitalização a critério do governo local. Será possível limitar o número para aqueles que precisam de tratamento e aqueles que correm o risco de adoecer gravemente e precisam de tratamento”, explicou.

Mas isso não é impedimento para informar o número total de pessoas testadas positivo no dia.

Medidas de fronteiras relaxadas

Primeiro-ministro em home office concede entrevista online (NHK)

“Vamos relaxar ainda mais as medidas, como o número total de pessoas que entram no país, inspeções antes da partida e medidas de quarentena no momento da entrada”, anunciou.

“Em primeiro lugar, anunciamos que isentaremos todos os passageiros, inclusive os japoneses, da apresentação de certificado negativo do teste do coronavírus, desde que apresentem o comprovante da terceira dose da vacinação“, anunciou. Essa medida vale a partir de 7 de setembro.

Atualmente está limitado para até 20 mil passageiros diários vindos do exterior, mas disse que planeja diminuir gradualmente as restrições.

Tratamento domiciliar e economia convivendo com a epidemia

Além disso, em relação ao período de tratamento em casa que os pacientes são solicitados a cumprir sem sair, disse que pretende reduzir esse tempo, depois de observar cuidadosamente o progresso geral da situação da epidemia.

“Não é fácil lutar contra o coronavírus, mas faremos o possível para encontrar um equilíbrio entre a infecção e as atividades socioeconômicas, sem temor e com base nas características de mutação da cepa ômicron. Vamos acelerar nossa resposta a essa situação”, declarou Kishida.   

Fontes: NHK e ANN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Polícia descobre vídeo da gravação da queda fatal do adolescente, do quinto andar

Publicado em 24 de agosto de 2022, em Sociedade

No vídeo, como se fosse um game, as pessoas riam enquanto o adolescente estava pendurado na varanda do 5.º andar, de onde caiu e morreu.

Imagem ilustrativa de viatura da polícia (PM)

Um adolescente de 17 anos morreu após cair da varanda do 5.º andar de um hotel na cidade de Okinawa (província homônima), por volta das 7h de sábado (20).

Publicidade

Na quarta-feira (24) a polícia informou que ouviu as pessoas que estavam com ele no apartamento do hotel. Segundo os depoimentos até terça-feira, eles viram e até gravaram em vídeo o amigo agarrado ao beiral da varanda, se segurando desesperadamente antes de cair. 

Não foi um game, a morte foi realidade

E tem mais. Esse vídeo foi divulgado em uma das redes sociais, com sons de risadas e brincadeiras, como se estivessem pregando uma peça nele. Mas, essa brincadeira acabou em tragédia.

O adolescente despencou de uma altura de 15 metros, da varanda ao concreto do piso do estacionamento do hotel.  

“Pode ser que tenham feito isso pensando que fosse um game, mas não consegui terminar de assistir ao vídeo. Como podem postar algo assim na internet?”, questionou uma pessoa que diz ter acessado esse conteúdo. 

Tinha adultos no grupo

Varanda da qual o adolescente acabou caindo (RBC)

A polícia está investigando as circunstâncias na ocasião em que ele foi se pendurar na varanda. No apartamento estavam, além da vítima, várias pessoas, de ambos os sexos, com idade na faixa de ginasiais a adultos. Havia cervejas e chuhai, além de cigarros. 

Todos os envolvidos estão sendo ouvidos, considerando possíveis violações da portaria da província em relação à educação e proteção juvenil. A polícia quer saber dessas circunstâncias daquele momento e porque não evitaram a morte do adolescente que reside na província.

“Muitos jovens postam vídeos com imagens extremamente radicais, mas esse tipo de conteúdo e ações que carecem de condições de segurança devem ser evitados”, disse um especialista para o Ryuku Shimpo, jornal de Okinawa. 

O vídeo em questão foi removido.

Fontes: Ryukyu Shimpo, Mainichi, RBC, Okinawa Times e FNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Trabalhe no Tantra Tokyo
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão