Mikhail Gorbachev, ex-líder da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) que ajudou a terminar com a Guerra Fria, mas não conseguiu evitar o colapso da União Soviética, faleceu, de acordo com reportagens da mídia russa.
“Mikhail Sergeevich Gorbachev morreu nesta noite, 30 de agosto, após uma grave e duradoura doença”, disse o Central Clinical Hospital em Moscou, citado por agências de notícias russas. Ele tinha 91 anos.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse em uma declaração que o presidente Vladimir Putin ofereceu suas profundas condolências pela morte de Gorbachev e enviaria um telegrama oficial à família pela manhã.
Os dois discordavam ideologicamente, e Gorbachev teria acusado o atual líder russo, envolvido em uma guerra presumivelmente desastrosa na Ucrânia, que ele havia destruído seu legado de reforma política.
Gorbachev tinha uma filha e duas netas. A agência oficial de notícias Tass divulgou que ele será enterrado no cemitério de Novodevichy em Moscou perto de sua esposa.
Fonte: The Independent