O Japão está vivenciando um aumento no número de mortes relacionadas à covid-19 durante a 7ª onda de infecções em curso, embora novos casos estejam começando a diminuir em algumas áreas.
Com a subvariante BA.5 da ômicron dominante em todo o país, o número de morte diárias ligadas ao coronavírus vem recentemente excedendo 200 quase todos os dias, chegando perto dos níveis durante a 6ª onda no início deste ano.
De acordo com o Ministério da Saúde, o número diário de mortes por Covid anunciadas por governos locais atingiu uma alta recorde de 277 em 22 de fevereiro deste ano, durante o auge da 6ª onda.
As mortes por covid-19 então começaram a diminuir, com o total ficando abaixo de 100 por cerca de 4 meses a partir de 2 de abril. O número de óbitos ficou abaixo de 10 em alguns dias.
O número voltou a subir e ficar acima de 100 em 26 de julho, como resultado de um aumento acentuado de novos casos no fim de junho.
Desde que atingiu 250 em 9 de agosto, o número de mortes no país passou da marca de 200 quase todos os dias.
“O número de mortes subiu, com as taxas de ocupação de leitos (para pacientes da covid-19) aumentando e muitos não podendo receber tratamento adequado devido a fechamento temporários de alas hospitalares causado por um grande número de profissionais da saúde infectados”, disse Takaji Wakita, chefe do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas.
O número de mortes durante a 7ª onda “pode exceder o da 6ª”, acrescentou ele.
Fonte: Japan Times