Imagem ilustrativa da bandeira da Coreia do Norte (NHK)
Às 18h17 de quarta-feira (28) o Ministério da Defesa do Japão (MOD) informou que a Coreia do Norte teria feito lançamento de míssil, às 18h13.
Publicidade
A Guarda Costeira do Japão está pedindo aos navios que prestem atenção às informações futuras e os notifiquem sem se aproximar se virem objetos caindo ou caídos.
O MOD se apressa para coletar e analisar as informações.
O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul também anunciou que a Coreia do Norte lançou um míssil balístico em direção ao Mar do Japão e está coletando informações junto com uma equipe dos Estados Unidos.
Mais tarde, o MOD informou que o míssil balístico caiu fora da Zona Econômica Exclusiva (ZEE) do Japão.
~ Atualização às 19h20 ~
Foram 2 mísseis
Segundo o governo japonês, no intervalo entre 18h10 e 18h20 foram realizados dois lançamentos de mísseis balísticos, das imediações de Pyongyang.
Um deles teria percorrido um trajeto de cerca de 650 quilômetros, a uma altitude de 50km, caindo perto da costa leste da Coreia do Norte.
Com essa ação, provavelmente em represália à visita da vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, ao Japão e à Coreia do Sul, e também porque o país vizinho está fazendo exercício militar conjunto com a tropa americana.
Foram os 20.º e 21.º mísseis somente este ano.
Fontes: NHK, JNN e NTV