Às 20h53 de quinta-feira (29) a Guarda Costeira do Japão informou, através do Ministério da Defesa do Japão (MOD), que a Coreia do Norte fez mais um lançamento de míssil balístico.
Segundo informações do Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul, o míssil foi lançado em direção ao Mar do Japão, por volta das 20h50, mas caiu fora da Zona Econômica Exclusiva (ZEE) do país.
Os militares sul-coreanos estão se apressando para coletar e analisar informações detalhadas junto com os militares dos EUA.
Recentemente a Coreia do Norte fez lançamentos em 25, de um míssil balístico de curto alcance, e mais dois na quarta-feira (28).
Somente este ano já somam 21 lançamentos no total, sendo 7 em janeiro, 1 em fevereiro, 3 em março, 1 em abril, 4 em maio, 1 em junho, 1 em agosto e 3 este mês.
Represália à visita da vice-presidente dos EUA?
Além do exercício militar conjunto entre Coreia do Sul e EUA, a vice-presidente americana Kamala Harris desembarcou no país vizinho, depois de ter visitado o Japão.
Ela fez uma parada, na quinta-feira, na Zona Desmilitarizada que divide a Península Coreana, ao enfatizar o compromisso dos EUA com a segurança de seus aliados asiáticos diante de uma Coreia do Norte cada vez mais agressiva.
A Coreia do Norte disparou dois mísseis balísticos de curto alcance na quarta-feira, enquanto Harris estava no Japão, e disparou um antes de deixar Washington no domingo.
Os lançamentos contribuíram para um nível recorde de testes de mísseis este ano, com o objetivo de mostrar que Pyongyang pode ser reconhecida como uma potência nuclear de pleno direito.
Mais cedo, Harris se encontrou com o presidente sul-coreano Yoon Suk-yeol em seu gabinete em Seul, onde ambos condenaram a intensificação dos testes de armas da Coreia do Norte e reafirmaram o compromisso dos EUA de defender a Coreia do Sul com uma gama completa de suas capacidades militares em caso de guerra.
Fontes: JNN, NHK, Nikkei e News Digest