A embaixada dos EUA em Moscou emitiu um alerta de segurança na quarta-feira (28) o qual novamente pediu aos cidadãos americanos que deixem a Rússia imediatamente enquanto ainda há opções para sair do país.
O alerta ocorre após a ordem do presidente Vladimir Putin destinada à mobilização parcial de homens russos para lutar em sua guerra na Ucrânia.
“A Rússia pode se recusar a reconhecer a cidadania americana de cidadãos com dupla nacionalidade, negar seu acesso à assistência consular dos EUA, evitar sua partida do país e recrutar cidadãos com dupla nacionalidade para o serviço militar”, disse o alerta.
A embaixada tem alertado consistentemente os americanos a não viajarem para a Rússia e saírem do país imediatamente.
O alerta da embaixada pediu aos cidadãos dos EUA que “evitem todos os protestos políticos ou sociais e que não fotografem pessoal de segurança nesses eventos”, citando que “o direito a encontro pacífico e liberdade de expressão não são garantidos na Rússia”.
O alerta de segurança disse que a embaixada “tem severas limitações em sua habilidade de auxiliar cidadãos dos EUA e condições, incluindo opções de transporte, podem repentinamente ficar ainda mais limitadas”.
Fonte: CNN