Um alto funcionário de segurança dos EUA alertou sobre consequências catastróficas se a Rússia usar armas nucleares em suas operações militares na Ucrânia.
O conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, disse à rede ABC News no domingo (25) que a ameaça nuclear de Moscou não detém e não deterá os EUA de ajudarem os ucranianos a defenderem seu país.
O presidente russo Vladimir Putin criticou nações no Ocidente por fornecer assistência militar para a Ucrânia e sinalizou a possibilidade de um ataque nuclear.
Sullivan disse que autoridades nos EUA “se comunicaram diretamente, de forma privada, com russos em níveis muito altos” sobre as consequências de tal ataque.
Ele disse que o governo dos EUA tem sido claro e enfático de que responderá decisivamente, junto com seus aliados e parceiros.
Questionado sobre se isso significa tomar a luta diretamente com a Rússia, Sullivan não deu uma resposta clara. Ele disse que ao invés disso, o governo está planejando por cada contingência.
Referindo-se aos protestos de civis russos contra uma mobilização de reservistas, Sullivan disse que o que o mundo está “vendo nas ruas bem agora é uma profunda infelicidade com o que Putin está fazendo”.
Ele acrescentou que “essa convocação de tropas, a farsa do referendo que eles estão tentando administrar nos territórios ocupados, esses definitivamente não são sinais de força ou confiança. É bem o oposto”.
Sullivan disse que “esses são sinais de que a Rússia e Putin estão lutando com dificuldades”.
Fonte: NHK