Fenômeno Shein de moda ultrarrápida e as consequências ecológicas

Considerada ultrafast fashion tem uma legião de fãs no mundo todo, de consumidoras frenéticas e também as maiores divulgadoras dessa marca chinesa.

Modelitos Shein (HP)

Esse fenômeno chamado Shein nasceu na China como criação de Xu Chris, em 2008 e faz entregas para 220 países e regiões, considerada a Zara chinesa da nova era. 

Publicidade

Mas, como consegue apresentar novas coleções de moda com tanta velocidade é uma pergunta que fica na cabeça dos concorrentes e consumidores. Um dos segredos é a centena de designers que trabalham incansavelmente conferindo diariamente as tendências, e manda fabricar imediatamente em lotes de pelo menos 100 modelitos em cerca de mil ateliês de terceiros

Segundo o Wikimedia, são apresentados 3 a 5 mil novos produtos todos os dias. Sem lojas físicas, as vendas são realizadas online, com um sistema de logística impressionante, para atender aos consumidores de todo o mundo. Ela consegue fazer chegar os modelitos atualizadíssimos a um preço ao alcance de qualquer pessoa. 

Além disso, seu poder de divulgação está nas chamadas KOL ou Key Opinion Leader, as influenciadoras, e também as KOC ou Key Opinion Consume, que possuem um número pequeno de seguidores, mas são influentes e têm senso de afinidade com seu público.

A maioria é do sexo feminino, e ganha 6 benefícios gratuitos todos os meses, impulsionando suas atuações nas redes sociais como YouTube, Instagram, Snapchat, TikTok ou Facebook. Essa conexão com os seguidores é a força motriz por trás do comportamento de compra, com sensibilidades e tendências diferentes dependendo do país ou da região.  

Fenômeno na história do varejo de roupas

O que essa marca está fazendo é algo inédito na história das vendas de varejo de confecção e outros itens, pois seu catálogo oferece uma variedade imensa para casa, decoração, hobby, acessórios, unhas, beleza e outros.

Nos EUA, onde começou a crescer em 2014, a popularidade é tamanha que chegou a ficar em segundo lugar em vendas, só abaixo da Amazon, em 2020.

Itens de maquiagem e roupa de cama da Shein (HP)

No Japão, essa marca começou a ser vendida em 2021, através do seu aplicativo, e já ganhou uma popularidade explosiva, não só entre a população da geração Z (nascidos entre 1995 e 2010), mas também com as anteriores. 

Outro detalhe é que em 2021, o número de downloads do app em todo o mundo ultrapassou a Amazon e emergiu como segundo lugar.  

A Shein não revela tudo

A empresa gigantesca não revela tudo sobre ela, ainda há pontos que ninguém sabe como onde são produzidos seus produtos e em que condições.

Uma investigação do Marketplace, um documentário de televisão dirigido pela professora Miriam Diamond da Universidade de Toronto, descobriu que as jaquetas infantis continham cerca de 20 vezes a quantidade de chumbo permitida pelos regulamentos de segurança da Health Canada. Igualmente, de uma bolsa com 5 vezes mais chumbo do que o permitido. Depois disso, a Shein comunicou o programa que suspendeu as vendas.

Em agosto de 2021, a Shein anunciou em seu site que suas fábricas foram certificadas pela International Organization for Standardization (ISO) e SA8000, um padrão internacional de avaliação do ambiente de trabalho, mas isso foi contestado pela Modern Slavery Act, que foi promulgado no Reino Unido em 2015. 

Mais lixo para o Planeta

A Greenpeace classificou o fenômeno dessas roupas descartáveis como um desperdício grosseiro, argumentando que são necessários 2,7 mil litros de água para fazer uma camiseta que é rapidamente descartada.

A Shein gerou 16 bilhões de dólares americanos em vendas globais no ano passado, segundo a Bloomberg.

Imagem meramente ilustrativa de lixo urbano (Pixnio)

O que desperta a curiosidade e a tentativa de compreensão de diversos órgãos é porque a geração Z, tão antenada na questão ecológica, consome tanto dessa marca, sabendo que logo as peças irão para o lixo, aumentando ainda mais essa questão grave para o Planeta.

A Agência Francesa para a Transição Ecológica estima que a moda rápida, não só a Shein mas outras marcas também, é responsável por impressionantes 2% das emissões globais de efeito estufa por ano.

Condições trabalhistas nas fábricas

Além disso, há suspeitas de más condições de trabalho em suas fábricas terceirizadas. A ONG Public Eye, com sede na Suíça, descobriu em novembro de 2021 que os funcionários de algumas dessas fábricas terceirizadas da Shein trabalhavam até 75 horas por semana, em violação das leis trabalhistas chinesas.

“A indústria da moda é um grande contribuinte para a emergência climática e ecológica, sem mencionar seu impacto sobre os inúmeros trabalhadores e comunidades que estão sendo explorados em todo o mundo para que alguns desfrutem de fast fashion que muitos tratam como descartáveis”, escreveu Greta Thunberg no ano passado, pedindo mudanças.

Fontes: MamaGirl, Wikipedia e Japan Times

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Média da conta de telefone celular continua elevada e sugestões para economizar

Publicado em 23 de setembro de 2022, em Dicas Especiais

Ficar sem o smartphone é impossível, mas rever os gastos com o atual plano pode ser uma boa ideia para economizar. Veja as 3 sugestões.

Imagem ilustrativa de smartphone e trocados (PM)

O telefone celular é um dispositivo indispensável para as pessoas e no Japão o número fala por si só pois são 195.655.200 unidades de contrato em uso, segundo os dados de junho de 2022 da Telecommunications Carries Association (TCA), em um país com população de 124,75 milhões de pessoas. 

Publicidade

Ou seja, há mais telefones celulares em uso do que o número de habitantes, pois uma faixa dos usuários usam o corporativo também. Além disso, só de unidades móveis de Wi-Fi da UQ são 37.756.700.

Quanto é a média de gasto com a assinatura 

De acordo com o Ministério de Assuntos Internos e Comunicações (Soumu), a qual realizou uma pesquisa entre 6 mil usuários finais de telefones celulares em março de 2021, a média paga às operadoras é de 5.824 ienes. Nesse valor não se inclui a parcela de pagamento do smartphone, iPhone ou Android, e estão incluídos:

  • Assinatura do plano 
  • Plano de internet
  • Opcionais

O que se pode perceber claramente é que essa média caiu, pois uma pesquisa realizada em setembro de 2019 mostrou um valor médio de 6.920 ienes por usuário.

Pessoa teclando no WhatsApp (Wikimedia)

As contas de telefone celular podem ser um fardo para uma família de 2 ou mais pessoas, embora as operadoras disponibilizem planos família. 

3 formas de reduzir esse custo do orçamento. Veja a seguir.

SIM barato

A maneira mais fácil de economizar dinheiro gasto com o telefone celular é migrar para uma operadora que oferece SIM barato. Essas empresas conseguem oferecer serviços de chamadas e internet de baixo custo, usando as linhas das 3 principais operadoras, a KDDI, NTT DoCoMo e Softbank.   

Como hoje em dia os usuários quase não usam os serviços de chamadas de voz, mas sim os disponíveis através das redes sociais como LINE, Messenger e WhatsApp, pode-se conseguir um plano de ¥0 para as chamadas. 

Se continua usando com a mesma frequência, há empresas oferecendo pela metade do preço de uma grande operadora.  

Vale lembrar que pode continuar usando o mesmo número e solicitar a MNP, acrônimo de ナンバーポータビリティ ou portabilidade numérica, na sua operadora. E outro detalhe importante é que se tiver o atual SIM bloqueado, precisa requisitar o seu desbloqueio.

Segue uma lista dessas empresas de SIM barato, as mais populares, com os respectivos links (basta tocar sobre o nome para abrir a página).

Mudança de plano na sua operadora

Imagem de uma fatura real mostrando o plano de assinatura (PM)

Se não quiser mudar da atual operadora, ou se não puder mudar devido ao trabalho, a recomendação é revisar o plano de assinatura. Se continua com o plano básico assinado quando fez a compra, existe a possibilidade de ter serviços que não precisa.

Pode procurar a loja onde fez a compra ou visitar uma delas para verificar o que pode ser mudado.

Rever as opções

Imagem de uma conta real mas com poucos opcionais (PM)

Em geral, as operadoras recomendam opcionais quando faz a assinatura. Ao remover as desnecessárias, o valor é pequeno, mas gera economia. 

Se você cancelar os opcionais desnecessários, mesmo que sejam apenas algumas centenas de ienes por mês, poderá economizar um bom dinheiro em alguns anos, então vale a pena a revisão.

A economia vale a pena

Concluindo, se decidir mudar de operadora optando por um SIM barato, poderá economizar 3 mil ienes ao mês (ou mais), que ao cabo de um ano resultará em 36 mil ienes. Isso significa quase ⅓ do preço de um iPhone 14 novo. 

Fontes: Financial Field e TCA 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!