Governo desativará app COCOA de rastreamento de contato da covid-19

O governo aposentará seu app de rastreamento de contato da covid-19 em linha com o fim de comunicação detalhada de todos os casos de coronavírus no país.

O app Cocoa foi lançado em junho de 2020 (banco de imagens, Google Play)

O ministro da Transformação, Taro Kono, disse na terça-feira (13) que o governo japonês aposentará seu app de rastreamento de contato da covid-19, em linha com o fim de comunicação detalhada de todos os casos de covid-19 no país.

Publicidade

O governo anunciará depois um cronograma para suspender as funções do app COCOA (Covid-19 Contact Confirming Application) assim como outros detalhes da decisão, disse o ministro.

O app sofreu uma série de erros técnicos, como falha em notificar usuários sobre contato próximo com pessoas infectadas, disse Kono em uma coletiva de imprensa. “Teremos que revisar completamente problemas para usar lições na próxima pandemia”.

O ministro pediu aos usuários que não deletem o COCOA imediatamente, visto que ele espera conduzir uma pesquisa sobre o uso do app.

O app, lançado em junho de 2020, foi baixado mais de 40 milhões de vezes.

Fonte: Nippon, Jiji

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Arraias nos rios do Japão: cuidado para não ser picado

Publicado em 14 de setembro de 2022, em Sociedade

Esses seres marinhos têm uma espécie de ferrão grande, mais parecido a uma agulha venenosa.

Uma das arraias no Canal Hyogo (cedida por telespectador da MBS)

As arraias têm sido vistas em rios que passam por áreas residenciais e já teve quem foi picado. Além disso, elas comem mariscos cultivados.  

Publicidade

Algumas pessoas relataram terem visto arraias no Rio Tama, em Setagaya-ku, Tóquio, em também em um outro que corre bem perto da estação de Yokohama (Kanagawa).

“É incrível como subiram até o rio”, exclamou uma pessoa que viu em Tóquio. Afinal, são seres de água salgada. 

Há relatos de pessoas que viram também no Canal Hyogo, em Minato-ku, cidade de Kobe (Hyogo). Uma delas gravou em vídeo e o enviou para a emissora MBS.

Espinho pontiagudo e venenoso das arraias (Kaiyukan)

É necessário tomar cuidado e se afastar das arraias porque algumas espécies possuem um espinho na cauda, pontiagudo e serrilhado, o qual é como se fosse uma agulha venenosa.

Segundo o relato de uma pessoa que foi picada, na foz da costa de Kugenuma, na cidade de Fujisawa (Kanagawa), em 21 de agosto, “é uma dor torturante. A dormência chegou até os joelhos, então fiquei com muito medo”, disse, mostrando o peito do pé. Contou que mesmo passando 3 semanas ainda sente desconforto no pé.

Inchaço por causa do veneno e dor insuportável (cedida pelo telespectador da FNN)

Os cultivadores experimentais de mariscos no Canal de Hyogo contam que vêm sofrendo danos desde o ano passado. As arraias comem os bivalves, por isso, usam redes para protegê-los do ataque. As amêijoas estão sendo cultivadas para melhorar a qualidade da água. 

Ainda não se sabe o motivo exato da aparição das arraias nos rios, mas provavelmente é porque encontram alimentos, segundo a professora Atsuko Yamaguchi, da Pós-Graduação em Pesca e Ciências Ambientais, da Universidade de Nagasaki. Ela também analisa que “existe a possibilidade de que o número de arraias que morrem no frio tenha diminuído devido à alta temperatura da água do mar no inverno”.

Fontes: FNN, Kaiyukan e MBS

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão