A Força Aérea de Autodefesa do Japão (ASDF) e a Força Aérea da Alemanha conduziram o primeiro exercício em torno do arquipélago japonês na quarta-feira (28), enquanto Berlim avalia seu envolvimento na segurança do Indo-Pacífico.
Um caça Eurofighter Typhoon pilotado pelo tenente-general Ingo Gerhartz, chefe da Força Aérea da Alemanha, pousou na Base Aérea de Hyakuri no Japão por volta das 16h30 após um voo de 8 horas de Singapura. Ele era um dos 3 caças alemães que participaram do exercício no espaço aéreo japonês.
O exercício aéreo, que seguiu a movimentação de uma fragata alemã para o leste da Ásia, envia uma mensagem para a China, disseram analistas.
Três caças F-2, incluindo um transportando o chefe do Estado Maior da ASDF, o general Shunji Izutsu, participaram do lado japonês. O exercício é destinado a aumentar a parceria entre o Japão e a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
“O exercício provou que podemos nos movimentar pela área rapidamente”, disse Gerhartz. “Continuaremos a estar envolvidos nessa região”.
Enquanto embarcações frequentemente viajam longas distâncias, o envio de caças para uma região distante exige capacidades operacionais avançadas.
Fonte: Asia Nikkei