Restos de elefante de 12 mil anos são encontrados no Chile
Cientistas descobriram vários restos de um gomphothere, um parente extinto do elefante moderno, que remontam há 12 mil anos perto do Lago Tagua Tagua, no sul do Chile.
Cientistas chilenos levantaram a hipótese de que os gomphotheres, um parente extinto do elefante moderno, vagueavam pelo sul do Chile há milhares de anos e podem ter sido o alvo de grupos de caça por habitantes da região, após uma descoberta recente.
Publicidade
Recentemente, cientistas descobriram vários restos de um gomphothere que remontam há 12 mil anos perto do Lago Tagua Tagua, no sul do Chile.
As criaturas maiores pesavam até 4 toneladas e poderiam chegar a 3 metros, levando cientistas a acreditarem que eles eram o alvo de grupos de caça formado por habitantes na região.
“A hipótese com a que estamos trabalhando é que se trata de eventos de caça e mais caça”, disse Carlos Tornero, um arqueólogo trabalhando no local. “Pensamos assim porque o gomphothere era um animal muito grande e perigoso e a caça provavelmente exigia várias pessoas”.
Os cientistas também dizem que a descoberta também permitirá que eles estudem o impacto humano maior na região e como uma mudança climática afetava os animais na área durante a época.
Gomphotheres, an extinct relative of the modern elephant, roamed southern Chile thousands of years ago and might have been the target of group hunts by inhabitants of the region, Chilean scientists hypothesize after a recent discovery. https://t.co/6jtsw7uEDp
Publicado em 29 de setembro de 2022, em Comunidade
O primeiro turno das eleições 2022 acontece no domingo, 2 de outubro, para os eleitores residentes no Japão. Veja o horário, o que levar e onde ir, além de treinar no simulador.
Os brasileiros residentes no Japão deverão exercer seu dever como cidadão, se é alfabetizado e tem idade entre 18 anos completos e abaixo de 70, votando no primeiro turno das eleições de 2022. Para quem tem a faixa etária entre 16 e 18 anos incompletos, além dos acima dos 70, é facultativo. Ou seja, vota se quiser.
Publicidade
No caso dos eleitores residentes no exterior, o voto será somente para presidente da República (e seu vice). Estima-se que sejam cerca de 690 mil eleitores brasileiros votantes nas Eleições 2022, vivendo fora do país.
No Japão, calcula-se que sejam cerca de 76 mil, mas uma parcela não votará porque teve o título cancelado ou se abstém por morar muito distante dos locais providenciados pelos 3 consulados-gerais. Só os da jurisdição do consulado de Nagoia são quase a metade, ou 35,6 mil eleitores.
Por causa do fuso horário, o Japão será um dos primeiros países a apresentar os resultados das urnas do primeiro turno no domingo, 2 de outubro.
O horário é das 8h às 17h e estima-se que deverá haver longas filas, por isso, se tiver com todas as informações e documentos em mãos facilitará para todos.
Os locais de votação foram definidos pelos respectivos consulados.
Prepare-se antes conferindo os documentos necessários para o dia da votação, pois terá que levar o título de eleitor ou e-Título e um com foto, o qual pode ser:
passaporte
carteira de identidade
carteira de trabalho
carteira nacional de habilitação (CNH)
certificado de reservista
Vale lembrar que documentos do Japão como Zairyu Card ou carteira de motorista não servem.
Além disso, como na hora de votar não poderá entrar na cabine com seu smartphone ou qualquer outro dispositivo, recomenda-se levar uma cola eleitoral escrita no papel. Se quiser, copie a imagem abaixo.
Reprodução da cola do TSE: no exterior vota-se somente para presidente
Como votar, mas antes faça um treino no simulador
Segundo as explicações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o voto será em uma urna eletrônica. Após digitar os números do candidato escolhido no teclado e conferir a foto na tela da urna, a eleitora ou o eleitor vai precisar confirmar o voto.
Urna eletrônica (TSE)
Caso digite o número errado e a foto não corresponda ao escolhido, a pessoa pode apertar a tecla Corrige, digitar corretamente o número, conferir a foto e confirmar o voto. Depois de confirmar o voto do candidato, não existe possibilidade de voltar atrás. Isso porque aquele voto já terá sido computado pela urna eletrônica.
Para treinar, experimente o simulador de votaçãopara os eleitores residentes no exterior, que conforme já explicado acima, votarão somente para eleger o Presidente da República. Se tem PC toque aqui para abrir a página do simulador.
Quem não puder votar
Os brasileiros com domicílio eleitoral no exterior que não puderem comparecer no dia da eleição terão de justificar a ausência pelo e-Título, pelo Sistema Justifica ou mediante o formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral.