
Ilustrativa (banco de imagens)
Cientistas chilenos levantaram a hipótese de que os gomphotheres, um parente extinto do elefante moderno, vagueavam pelo sul do Chile há milhares de anos e podem ter sido o alvo de grupos de caça por habitantes da região, após uma descoberta recente.
Recentemente, cientistas descobriram vários restos de um gomphothere que remontam há 12 mil anos perto do Lago Tagua Tagua, no sul do Chile.
As criaturas maiores pesavam até 4 toneladas e poderiam chegar a 3 metros, levando cientistas a acreditarem que eles eram o alvo de grupos de caça formado por habitantes na região.
Artigos relacionados
“A hipótese com a que estamos trabalhando é que se trata de eventos de caça e mais caça”, disse Carlos Tornero, um arqueólogo trabalhando no local. “Pensamos assim porque o gomphothere era um animal muito grande e perigoso e a caça provavelmente exigia várias pessoas”.
Os cientistas também dizem que a descoberta também permitirá que eles estudem o impacto humano maior na região e como uma mudança climática afetava os animais na área durante a época.
Gomphotheres, an extinct relative of the modern elephant, roamed southern Chile thousands of years ago and might have been the target of group hunts by inhabitants of the region, Chilean scientists hypothesize after a recent discovery. https://t.co/6jtsw7uEDp
— Qudach (@qudach) September 28, 2022
Fonte: CNN







